5/04/2008

Não sei se vocês tem acompanhado as enchentes que estão trazendo tanta desgraça ao pessoal do Nordeste, casas inundadas, vegetações devastadas, desabrigados.



O ciclo da sêca tem dessas coisas. Mas dela surgiu um gênio que poucas pessoas nesse país inteiro tem oportunidade de conhecer a fundo.



Em 1984 aconteceu a ultima grande seca do Nordeste. Daquelas de fustigar mesmo. Na época a moda era o "We are the World" do Michael Jackson feito para ajudar os famintos da Etiopia se não estou enganado.



Um rol de artistas brasileiros se reuniu para gravar um disco para ajudar os devastados pela seca. Em 1985 aconteceu uma enorme enchente nos moldes do que está ocorrendo esses dias.



Prontamente Luiz Gonzaga compôs uma canção linda, e envio para os que tiverem curiosidade de ouvi-la. Mostra o que o coronelismo faz com esse povo tão bonito, que agora é obrigado a abaixar a cabeça e aceitar. A culpa é sempre deles afinal. "Eu acho que a culpa foi desse pobre que nem sabe fazer oração". "Eu pedi pra chover, mas chover de mansinho". "Desculpa eu pedir a toda hora pra chegar o inverno, desculpa eu pedir pra acabar com o inferno".



Mas aqui no Brasil o que vem de fora é melhor. Então as pessoas conhecem mais Bob Marley do que Luiz Gonzaga.


Súplica Cearense
Luíz Gonzaga

Composição: Gordurinha e Nelinho

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará